Gilmore Girls? Enjoar? Nunca!
Gilmore Girls foi, é e sempre será a série da minha vida. Afirmo isso sem medo algum de mudar de opinião futuramente, pois não acredito que alguma série consiga mexer comigo o tanto quanto essas garotas e seu universo mexeram. Tenho todos os boxes aqui e quase todo dia assisto algum episódio por uma enésima vez. A emoção que eu sinto, contudo, é a mesma de como se estivesse assistindo pela primeira vez. Assisti a primeira vez no SBT "Tal Mae Tal Filha". Minha vida mudou a partir dali e eu me mudei de vez para Stars Hollow, aquela cidade pitoresca, charmosa e encantadora, que conseguiu me conquistar como nenhum lugar do mundo conquistou.
Originária do extinto canal Warner Bros, criada por Amy Sherman Palladino e estrelada pelas absurdamente carismáticas Lauren Graham e Alexis Bledel, Gilmore Girls durou exatamente 7 temporadas, constando de 153 episódios. É baseada no relacionamento familiar de Lorelai (Lauren Graham) e Rory Gilmore (Alexis Bledel), que antes de serem mãe e filha, são melhores amigas. É uma história de carinho, amizade, amor, companheirismo, crescimento. Suas características principais são os diálogos rápidos, quase sem pausas, as inúmeras referências culturais (que vão de Xuxa até Harry Potter, passando por Paul Anka, nome com o qual Lorelai batiza seu cachorro!) e sua trilha sonora, composta em uma parte pelos seus famosos “lalalas.
A História
A premissa da série parte do fato de Lorelai ter tido Rory aos 16 anos, o que resultou em diversos atritos com seus pais, os conversadores Richard e Emily Gilmore. Após discutir, os dois decidiram que a jovem deveria se casar com Christopher Hayden, o pai de Rory. Claramente contrária a ideia, Lorelai foge de casa e se emancipa, optando por criar Rory sozinha, no pacato povoado de Stars Hollow. A relação da jovem com seus pais nunca mais foi a mesma, até que no episódio piloto da série vemos a mulher, hoje uma bem sucedida gerente de pousada, procurá-los em busca de auxílio financeiro para os estudos de Rory, que é cedido em troca da simples proposta de jantares de sexta-feira, com todo o clã Gilmore reunido. Daí em diante, somos transportados para esse universo maravilhoso e compartilhamos de alegrias, tristezas, dramas, festas e todos os momentos vividos pela excêntrica família e seus amigos. Usando uma frase que Lorelai sabiamente diz ao 14° episódio da 6ª temporada, “We’ve been Gilmored!” (Estamos “gilmorizados”!)
"A vida é curta, fale rápido"
"Mundo Gilmore"
Amy Sherman-Palladino não criou simplesmente uma história, ela criou um estilo de vida, desenvolveu personagens tão cativantes que você acaba querendo que eles fossem reais, criou uma cidade que te faz sentir em casa, e como se não bastasse ainda dá uma aula de cultura que faria muito professor de faculdade babar por não conseguir fazer em uma aula o que ela faz em um episódio.
Gilmore Girls não nasceu de nenhum livro, não veio de nenhuma história antiga, HQs, não é inspirada em nenhuma produção cinematográfica, não, nenhuma das alternativas acima. Amy criou seu mundinho sozinha, o que garante certo encanto à série. Ela é original. Poderia seguir o rumo que quisesse sem ter que responder a ninguém sobre seus motivos.

Curiosidades
-A cidade de Stars Hollow foi baseada em Washington Depot, Connecticut. A criadora Amy Sherman passou um tempo lá durante uma viagem com o marido para ver o papel de parede de Mark Twain.
-O papel de Luke era para ser, originalmente, uma garota, mas eles acharam que já tinham papéis femininos demais e optaram trocar para um homem e escalaram Scott Patterson. O personagem também não deveria ter uma participação muito grande, mas os produtores gostaram da química entre Luke e Lorelai e decidiram mantê-lo na série.-Alex Borstein deveria ter interpretado Sookie St. James, papel para o qual Melissa McCarthy foi escolhida posteriormente, mas teve que largar devido ao conflito na agenda, já que ela era a dubladora de Lois em Family Guy. Em vez disso, ela interpretou a harpista Drella durante os quatro primeiros episódios.
-A maioria dos scripts para shows de uma hora de duração têm entre 45-50 páginas, mas por causa do ritmo rápido das conversas entre Lorelai e Rory, os scripts de Gilmore Girls geralmente acabavam tendo entre 75-80 páginas.
-A cidade de Stars Hollow, onde Lorelai e Rory vivem, na verdade é um set nos estúdios da Warner Bros. chamado Midwest Street. Foi construído originalmente em 1946 para um filme chamado Saratoga Trunk.
4 livros baseados em suas duas primeiras temporadas.

- Jack Kerouac: escritor norte-americano. Elas não citam nenhum livro dele, mas acredito que vocês já tenham ouvido falar pelo menos de On the Road.
Referências:
- XTC: banda de new wave e rock alternativo inglesa. Lane aparece com Apple Venus Volume 2.
- A lista de Schindler: filme (drama, 1993).
- Tolstoi: escritor. Durante as aulas de Rory, em Chilton. São citadas duas de suas obras: Ana Karênina, e Guerra e Paz.
-Charles Dickens: escritor. Autor bastante conhecido, escreveu Oliver Twist e David Copperfield.
- Harry Potter: Quem cita Harry Potter, acreditem, é a Miss Patty, fazendo uma piada com suas alunas.
Kirk: Eu não questiono ordens. Eu simplesmente as sigo.Michel: Um trabalho bem feito, Sr. Adolph Eichmann.
Adolf Eichmann era um oficial nazista que executou ordens resultando na morte de milhares em campos de concentração na Alemanha. Sua defesa no dia do julgamento por crimes de guerra foi que ele apenas estava cumprindo ordens.
-
-
EPISÓDIO 3: Ciúme em família
Rory quer conhecer Fez.
- Pra quem não sabe, Fez é uma cidade do Marrocos, e quem assiste a novela O Clone (da globo) deve conhecer bem a paisagem local. (fonte: wikipedia)
Referências:
- Shakespeare: Era o tema da prova de Rory. Vocês podem dar uma olhada no scook.
EPISÓDIO 5: O funeral de Canela
Referências:
- Rancid: banda de punk rock americana.
- Jean Paul Sartre: escritor.
- O vale das bonecas: filme, 1967.
EPISÓDIO 6: O aniversário de Rory
Referências:
- Barbra Streisand: cantora. Se eu não me engano é a cantora preferida de Rachel, na série Glee. É citada por Lorelai algumas vezes.
Confira no youtube.
- Jim Morrison: vocalista da banda The Doors.
- Elvis
Esses livros, escritos pelos próprios roteiristas da série de TV e até mesmo pela criadora Amy Sherman-Palladino, funcionam como um diário da Rory, pois tudo mostrado neles é a partir do seu ponto de vista. Então, se você a julgava por certas decisões que ela tomava, eu indico a leitura, afinal, somente se pondo no lugar da personagem para entender suas ações, não é mesmo?

No primeiro deles, Like Mother, Like Daughter, Rory nos conta ainda mais sobre seu relacionamento com Lorelai (lembram de uma briga feia delas duas? Pois é), sobre gostar do Dean e como isso afetou na sua decisão de ir para Chilton. Esse livro (escrito pela roteirista Catherine Clark), basicamente, se faz nos dez primeiros episódios da primeira temporada de Gilmore Girls.
Na sequência vem I Love You, You Idiot!, no qual o foco é na própria Rory e nos seus conflitos adolescentes, como quando ela terminou com o Dean, deixando-o em uma situação constrangedora aos olhos dos moradores da cidade e mais discussões de mãe e filha Gilmore. Esse livro encerra o arco de história da primeira temporada e foi escrito pela Cathy East Dubowski.
Por fim, chegamos aos dois últimos, I Do, Don’t I? e The Other Side Of Summer: o primeiro conta como Rory se sentiu quando Lorelai decidiu se casar com seu professor de Inglês e o início do verão bastante atarefado. O outro é principalmente sobre sua chegada a nova escola e os novos amigos que acabam a colocando em alguns problemas, além de falar sobre a chegada do sobrinho do Luke, Jess, a Stars Hollow.
Infelizmente, os quatro livros de Gilmore Girls não possuem tradução para português, ou seja, se você não manja, tá na hora de fazer um Fisk, como diz a Diva, e se jogar no material bônus dos seriados de televisão.
Livros que a Rory adorava
- A Redoma de Vidro, de Sylvia Plath
- A Room of One’s Own, de Virginia Woolf
- Cozinha Confidencial, de Anthony Bourdain
- The Portable Dorothy Parker, de Dorothy Parker
- The Group, de Mary McCarthy
- A Metamorfose, de Franz Kafka
- The Fountainhead, de Ayn Rand (esse aqui tem em One Tree Hill também… just saying)
- The Unabridged Journals of Sylvia Plath
- The Art of Eating, de M.F.K. Fisher
- Ulisses, de James Joyce
- Anna Karenina, de Leo Tolstoy
- O Livro dos Insultos, de H.L. Mencken
E o tão sonhado…
- Dicionário de Inglês Oxford
Gilmore Girls ainda trazia várias citações de livros espalhadas pelas falas dos personagens ao longo dos episódios, especialmente a Rory. Já se falou em Moby Dick de Mellville, Harry Potter, Please Kill Me e até Carta a um jovem poeta.
Eita! Isso que eu chamo de abrangência.
Referências Gilmore
Referências de qualquer tipo são quase obrigatórias em uma série. E, nesse aspecto Gilmore Girls dá um show em qualquer outra. Aqui vão algumas das milhares metralhadas pelas bocas afiadas do elenco durante suas 7 maravilhosas temporadas.

EPISÓDIO 1: Piloto
Sinopse: Rory é aceita para estudar em Chilton. Para isso Lorelai pede ajuda aos seus pais, e em troca do dinheiro, Emily exige que elas venham jantar com eles toda sexta feira. Lane e Dean já aparecem nesse episódio.
- Jack Kerouac: escritor norte-americano. Elas não citam nenhum livro dele, mas acredito que vocês já tenham ouvido falar pelo menos de On the Road.
- Macy Gray: cantora. Lorelai pega o cd da Rory e no final do episódio elas escutam a mesma música depois de terem brigado. Gosto muito dessa.
- Eminem. Quem cita é a Lane.
- Eminem. Quem cita é a Lane.
- Mark Twain: escritor e humorista americano. É citado Huckleberry Finn, protagonista de "As aventuras de Huckleberry Finn". Twain também é o autor de "As aventuras de Tom Sawyer" que aparece na série Lost.
- Britney Spears. Quando Rory ganha a saia que usará em Chilton, pergunta se irá fazer parte de algum clipe da Britney Spears.
- O Bebê de Rosemary: filme de terror, 1968. Rory cita quando conhece Dean.
- Moby Dick, Herman Melville: clássico da literatura. Leitura da Rory.
- Madame Bovary, Gustave Flaubert: outro clássico. Leitura da Rory.
- Britney Spears. Quando Rory ganha a saia que usará em Chilton, pergunta se irá fazer parte de algum clipe da Britney Spears.
- O Bebê de Rosemary: filme de terror, 1968. Rory cita quando conhece Dean.
- Moby Dick, Herman Melville: clássico da literatura. Leitura da Rory.
- Madame Bovary, Gustave Flaubert: outro clássico. Leitura da Rory.
EPISÓDIO 2: O primeiro dia de Lorelai em Chilton
Sinopse: O primeiro dia de Rory na nova escola. É lá que ela conhece Tristan e Paris.

- XTC: banda de new wave e rock alternativo inglesa. Lane aparece com Apple Venus Volume 2.
- A lista de Schindler: filme (drama, 1993).
- Tolstoi: escritor. Durante as aulas de Rory, em Chilton. São citadas duas de suas obras: Ana Karênina, e Guerra e Paz.
-Charles Dickens: escritor. Autor bastante conhecido, escreveu Oliver Twist e David Copperfield.
- Harry Potter: Quem cita Harry Potter, acreditem, é a Miss Patty, fazendo uma piada com suas alunas.
Adolf Eichmann era um oficial nazista que executou ordens resultando na morte de milhares em campos de concentração na Alemanha. Sua defesa no dia do julgamento por crimes de guerra foi que ele apenas estava cumprindo ordens.
-
Lorelai: Sookie, há vários capítulos de um livro de Stephen King que eu encenaria antes de recorrer à essa opção.
Stephen King é o escritor de macabras histórias de mistério.-
Lane: Eu sinto falta da velha Rory.
Rory: Bem, ela está ensaiando um retorno.
Lane: Que seja mais bem sucedida que a de Peter Frampton.
Rory: Bem, ela está ensaiando um retorno.
Lane: Que seja mais bem sucedida que a de Peter Frampton.
O roqueiro Frampton era sucesso nos anos 70, porém em seu retorno nos anos 80 (depois de se recuperar de um acidente de carro) não fez tanto sucesso quanto no início de sua carreira. Ele ainda tentou várias vezes renascer das cinzas, mas nunca conseguiu alcançar sua meta.
-
Louise: Aqueles que apenas esperam pela informação para tê-la passam muito tempo sentados ao lado do telefone. Aqueles que vão procurar por ela, têm algo a dizer quando ele toca.
Rory: Nietzsche?
Louise: Dawson.
Rory: Era meu próximo palpite.
Rory: Nietzsche?
Louise: Dawson.
Rory: Era meu próximo palpite.
Nietzsche era um famoso filósofo alemão. Dawson todo mundo sabe que é o protagonista mala intelectualizado em Dawson’s Creek.
EPISÓDIO 3: Ciúme em família
Sinopse: Rory passa um tempo no clube com seu avô e Lorelai fica com ciúmes.
- Pra quem não sabe, Fez é uma cidade do Marrocos, e quem assiste a novela O Clone (da globo) deve conhecer bem a paisagem local. (fonte: wikipedia)
EPISÓDIO 4: Buscando a perfeição
Sinopse: Rory tira o primeiro D em toda a sua vida e ainda perde um prova muito importante depois de ser atropelada por um cervo.
Referências:
- Shakespeare: Era o tema da prova de Rory. Vocês podem dar uma olhada no scook.
EPISÓDIO 5: O funeral de Canela
Sinopse: O gato da vizinha das Gilmore morre e elas passam o dia envolvidas com o funeral do bichano. Já começam a ficar mais fortes os relacionamentos de Lorerai - Max e Rory - Dean.
Referências:
- Rancid: banda de punk rock americana.
- Jean Paul Sartre: escritor.
- O vale das bonecas: filme, 1967.
EPISÓDIO 6: O aniversário de Rory
Sinopse: Emily faz uma festa para Rory, convidando todos de Chilton. Lorerai faz outra festa, no outro dia, convidando todos de Stars Hollow.

- Barbra Streisand: cantora. Se eu não me engano é a cantora preferida de Rachel, na série Glee. É citada por Lorelai algumas vezes.
Confira no youtube.
- Jim Morrison: vocalista da banda The Doors.
- Elvis
Eu nunca vi um post tão bem feito sobre Gilmore assim!! Parabéns!
ResponderExcluirAdorei o post! Encontrei aleatoriamente no google, muito legal! Venho assistindo Gilmore Girls há uns dois meses e adorei saber essas coisinhas! kk (e adorei sua seleção de músicas!)
ResponderExcluirBeijos :)